Salve salve galera!
Hoje eu vou responder a uma pergunta que me fazem muito: Por que minha máquina esta esquentando?
Essa é uma transcrição de um vídeo que fiz em meu canal.
Antes de mais nada, é importante lembrar que após longos períodos de uso, é normal que a máquina esquente um pouco, seja ela de bobina ou rotativa.
Mas o que seria uma temperatura considerada normal?
Nossas máquinas de tatuagem tem que trabalhar em uma temperatura agradável que não chegue a incomodar a nossa pele. Se a temperatura já começa a incomodar é sinal que algo está errado.
Causas do aquecimento excessivo:
Primeiro vamos falar das possíveis causas do aquecimento excessivo das maquinas de bobina:
1º Motivo: Bobinas com fio muito fino ou de baixa qualidade.
Isso acontece principalmente em máquinas importadas de baixo custo, as famosas “xing-ling”.
Isso acontece porque a energia tem que fluir livremente pelos fios da bobina e quando estes fios são de baixa qualidade ou muito finos, acabam criando uma resistência e a consequência disso é a geração de calor.
2º Motivo: Maquina desregulada precisando de muita voltagem pra funcionar.
Quando a máquina está desregulada no sentido de que você precisa aumentar muito a voltagem para ela começar a bater, isso faz com que aumente também o consumo de amperagem e consequentemente a geração de calor.
3º e último motivo: Duty muito alto.
Pra quem usa fontes do tipo Hurricane, Critical etc. Existe um parâmetro chamado duty. Ele indica o percentual de tempo que a máquina fica ligada e desligada.
Pra simplificar, podemos dizer que o Duty, marca o percentual de tempo que o batedor fica para baixo ou seja, desligado e para cima, ou seja ligado.
Quando o duty esta alto, á máquina costuma esquentar mais que o normal, pois ela está ficando mais tempo ligada do que desligada. Isso costuma acontecer quando o duty ultrapassa a casa dos 60% sendo que o normal na maioria das maquinas de bobina é ficar na casa dos 45 a 55% de Duty.
Agora vamos falar sobre os motivos que podem fazer com que uma máquina rotativa esquente mais que o normal:
1º Motivo: Rolamentos ou buchas presas.
Isso geralmente acontece por falta de lubrificação. Sem lubrificação o mecanismo trabalha forçado e isso ocasiona a geração de calor.
Consulte o manual do seu equipamento e faça sempre os procedimentos de manutenção recomendados pelo fabricante.
2º Motivo: Motor no fim da vida útil.
Ao fim de sua vida útil, os motores começa a sofrer desgastes naturais de seus componentes.
Nesse caso até mesmo o fato de as escovas já estarem gastas e não tão eficientes quanto as de um motor novo, acaba fazendo com que o motor não tenha um bom desempenho e consequentemente acaba gerando mais calor do que o normal.
3º e último motivo: Motor fraco.
Nesse caso é um erro de projeto. O motor não tem força o suficiente para movimentar o mecanismo e isso acaba por fazer com que ele trabalhe forçado e esquente mais que o normal.
Pessoal, é claro que podem existir outros motivos, porém os principais são esses.
Se você sabe de outros motivos que fazem a máquina esquentar mais que o normal, deixe nos comentários pra que a gente possa debater sobre o assunto.
Então é isso pessoal.
Agora eu vou pedir pra você compartilhar esse post em suas redes sociais! É rapidinho, não custa nada e você ainda fortalece o nosso Blog e nos incentiva a escrever mais artigos como esse pra você!
Espero que tenham gostado.
Tamo junto e até a próxima. Sucesso!