As tintas mais claras, de fato, são sempre as mais difíceis de aplicar na tatuagem. Muitas pessoas me perguntam: Como faço para a tinta branca pegar na tatuagem?

Antes de fala sobre como aplicar tinta branca na tatuagem, primeiramente é importante lembrar que a tinta, fica depositada na segunda camada da pele. A derme. Ou seja, a tinta fica por trás da primeira camada, ou epiderme.

Sabendo disso, temos que entender que quanto mais escura for a epiderme. Mais ela irá interferir nesta cor, pois ela vai agir como uma lente entre a tinta propriamente dita e nossa visão.

Aliás, quanto mais escura for a epiderme e mais clara for a cor da tinta, mais opaco será o resultado. Desta forma, cores como o branco, rosas em geral, amarelos e demais cores claras, sofrerão com mais intensidade esse efeito.

Entendido isso, vamos para outros fatores que influenciam na aplicação de do branco e demais cores claras.

Técnica de aplicação

Esse é o principal fator do insucesso na aplicação de cores claras na tatuagem.

Além disso, se você ainda não esta aplicando cores escuras bem saturadas e sem machucar a pele em excesso, provavelmente você terá problemas com as cores claras.

É importante aplicar as cores claras sem pressa e sempre com a mão leve com a finalidade de não machucar a pele.

Uma dica que eu sempre dou é sobre o tempo de pele. Passou uma vez, não pegou? Vá fazer outra área da tatuagem e em seguida volte na área em que a tinta não estava pegando. Você verá como vai pigmentar mais fácil.

Se passar muitas vezes no mesmo lugar, é provável que vá machucar muito a pele e perder todo o pigmento na cicatrização.

Nunca é demais lembrar, que temos que esticar bem a pele e inclinar a máquina a mais ou menos uns 45°. isso também facilita. Aliás, eu estou supondo que sua máquina esteja bem regulada.

Densidade da tinta

Outro fator que influencia na aplicação de cores claras na tatuagem, é a densidade da tinta.

Geralmente por conter branco e praticamente todas as cores claras, elas engrossam muito e isso dificulta a deposição da tinta na derme.

Por sorte, esse é um problema fácil de resolver. Basta pingar algumas gostas de diluente no batoque que a tinta ficará no ponto para usar.

Atenção! Não dilua demais. Deixe com uma consistência semelhante a da glicerina. Se diluir muito, pode ficar muito clara na cicatrização.

Falta de contraste

A princípio, cores muito claras não se destacam na pele quando sozinhas ou ao lado de outras cores clara.

O ideal é que elas sejam aplicadas ao lado de cores mais escuras para receberem o devido destaque na composição.

Se você tem dificuldade com isso, estude sobre circulo cromático e esquema de cores. Certamente seus trabalhos ficarão muito mais interessantes.

Existe bastante material sobre o assunto, porém, se você está com “preguiça” de pesquisar tanta informação dispersa por aí. O meu amigo Hernane Scorissa, escreveu um E-book que já tem tudo mastigado e custa muito barato. Clique aqui para conhecer.

Outra coisa a se considerar é: Eu de fato preciso usar o branco em determinado local da tatuagem? Muitas vezes deixar a pele natural já resolve o problema. Existem casos em que o uso do branco até atrapalha no resultado final da tattoo.

Bom pessoal, é isso! Dúvidas deixem nos comentários que terei prazer em responder.

Forte abraço a todos!