Uma das coisas que mais atrapalha o Tatuador iniciante certamente é perder o decalque na hora da tatuagem.
Por isso, neste artigo vou te ensinar como fazer um decalque que não apaga.

São vários fatores que determinam de fato o quanto um decalque vai fixar na pele do seu cliente. Embora alguns destes fatores não possam ser controlados como por exemplo: Tipo de pele, sudorese (suor excessivo), etc.
Os demais fatores, eventualmente podem ser controlados e é o que vamos abordar neste artigo.

Preparação da pele

A preparação da pele é um fator muito importante para a fixação do decalque. Todavia uma pele suja, oleosa ou mesmo queimada de sol recentemente, pode atrapalhar a fixação do decalque.

Dessa forma temos que caprichar na preparação da pele e o que eu tenho feito e que da resultado na hora de preparar a pele para a aplicação do decalque é o seguinte:

1 Depilar a pele

Depilar a pele é fundamental, mas nada de maquininhas de cortar cabelo. O correto é usar um barbeador descartável para fazer o serviço.

Quando você depila a pele, além de remover os pelos você ainda retira a camada de pele morta que atrapalha a fixação do decalque.

Se não for removida, essa camada de pele morta acaba saindo durante a limpeza da tatuagem e o decalque sai junto.

Por isso é muito importante depilar a região com o barbeador mesmo que não tenha pelo aparente.

2 Limpeza da pele

A correta limpeza da pele também é muito importante porque nessa etapa, você retira toda a sujeira superficial e ainda consegue remover a oleosidade da pele.

Uma pele sem oleosidade inegavelmente absorve melhor o pigmento do decalque e consequentemente faz com que o decalque dure mais.

Eu costumo fazer a limpeza da pele primeiramente com sabonete liquido e por fim com álcool 70%.

O sabonete liquido retira toda a sujeira e resíduos que possam ter ficado na pele ao passo que o álcool 70% “resseca” a pele permitindo que o decalque fixe melhor.

Materiais de boa qualidade ajudam na fixação do decalque

Outro fator que certamente influencia muito na fixação do decalque é a qualidade do material que você usa para confeccionar o decalque da tatuagem.

Não vou me estender e criticar materiais existentes no mercado brasileiro ou importado. Vou me limitar neste artigo a falar apenas sobre os produtos que de fato estou usando atualmente.

A princípio vamos falar sobre o papel Hectográfico.
Existem várias marcas disponíveis e eu já usei boa parte delas. Contudo, atualmente eu uso o papel Hectográfico da marca Spirit. Ele é bem mais caro que os papéis convencionais porém, surpreendentemente dura muitas vezes mais. Com uma folha você consegue tirar muitos decalques sem perder qualidade.

Para transferir o decalque para a pele eu uso Stencil Transfer it da ElectricInk. Funciona muito bem em conjunto com o papel Spirit. Além disso se eu quiser fixar ainda mais, uso o fixador de decalque que também comprei no site da ElectricInk.

Para imprimir o decalque eu uso papel sulfite comum, também conhecido como papel chamex.

Tempo de secagem do decalque

Depois de seguir todos esses passos, é muito importante deixar o seu decalque secar por ao menos dez minutos, a fim de que o pigmento do decalque penetre na pele, fixando de forma muito mais eficiente.

Conclusão

Bom pessoal. Passei pra vocês o procedimento conforme eu uso diariamente no estúdio e tem dado muito certo.
Ao longo dos anos eu usei varias técnicas e produtos, todavia o que mais funcionou pra mim realmente foi o que descrevi acima. É claro que limpar a tatuagem da forma correta durante o procedimento ajuda a não perder o decalque, todavia o que eu passei neste artigo funciona muito bem.

Espero que tenham gostado deste artigo e qualquer dúvida comente abaixo que terei prazer em responder.
Se você ainda não conhece nossos cursos e workshops clique aqui.
Temos também um canal no Youtube com várias dicas – Acesse!
Forte abraço a todos e até a próxima!