Esse é um dos pontos em que vejo alguns tatuadores falharem. É razoavelmente comum ver máquina de tatuagem suja de tinta, vaselina etc. Mas o grande problema não é somente a “sujeira” visível e sim a invisível, como bactérias, fungos etc.
Desde que começou a se trabalhar com materiais descartáveis, a gente acaba tendo a ilusão de que só isso basta para evitar contaminações biológicas. “Usou, jogou fora e vamos partir para a próxima“. Só que não é bem assim!
Durante o processo de tatuagem, tocamos na máquina por várias vezes com a luva impregnada de material biológico do cliente e isso vai contaminando o equipamento. Mesmo que se use o protetor de máquina, ainda tem que se tomar cuidado ao retirá-lo para não cruzar contaminação.
Na minha opinião esse tipo de contaminação piorou bastante após o lançamento das famosas “Pens” pois estas não permitem a troca do grip, tão pouco sua esterilização em auto-clave.
Então o que fazer para limpar a máquina de tatuagem?
Embora não acho que isso seja uma solução definitiva, eu procedo da seguinte forma: (segundo as recomendações da própria vigilância Sanitária local)
- Limpe com uma Gaze umedecida com água e sabão;
- Enxague com uma gaze úmida;
- Desinfecte com com papel toalha ou gaze umedecida com álcool 70% por três vezes e intervalos de um minuto entre cada aplicação.
Atenção! O procedimento deve ser realizado com luvas. lembre-se que a luvas são uma proteção principalmente para você.
Devo limpar somente a máquina?
Na verdade, esse procedimento deve ser realizado em todos os equipamentos que não são descartáveis e que não vão passar por auto-clave. Como por exemplo: Borrifadores, almotolias, clip-cords, fontes, bancadas e afins.
Ainda que você embale tudo com plastico filme, papel alumínio etc. É imprescindível realizar a desinfecção de tudo que for reutilizado em um procedimento futuro.
Espero que tenham gostado do artigo e deixem nos comentários a sua opinião sobre o assunto!
Eu sou uma tatuadora iniciante e me sinto muito responsável, por isso me preocupo com cada detalhe, e vcs me ajudam bastante a enxergar esses detalhes. muito obrigada equipe, não sabe o quanto estou aprendendo com vcs!
Bom dia Paula,
Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo está sendo útil.
A biossegurança é muito importante nos procedimentos de Tatuagem e Body Piercing.
Esperamos produzir cada vez mais informações de qualidade para vocês!
Abraço.
Vlw Shark… Estou usando além do álcool 70%, um produto quimico recomendo para limpezas desse tipo “GermiRio” e pouco caro mas vale a pena
Obrigado por compartilhar sua experiência mano.
Abraço!
salve shark massa seu conteudo mano! muito grato!
Salve mano.
Tamo junto!
Estou me aventurando nesse mundo da tatuagem (nem sei se posso me considerar um aprendiz) e esse blog tem ajudado muito!
Acabei pegando hepatite C por uma tatuagem que eu fiz a alguns anos atrás onde o tatuador definitivamente não tinha esses cuidados, e agora eu tenho sido o mais precavido possível para que meus clientes não sofram desse mesmo mal!
Obrigado por compartilhar.
Muitas pessoas acham que isso é mito e que nunca vai acontecer com elas.
Se possível gostaria de fazer uma entrevista com você sobre esse assunto.
Abraço.