Essa é certamente uma das perguntas mais frequentes que as pessoas me fazem: Qual é a voltagem ideal para fazer traço, sombra e pintura?
Entretanto a resposta para esta pergunta depende de alguns fatores, como:
- A máquina foi montada corretamente?
- A máquina esta bem regulada?
- Esticar sempre a pele antes de tatuar.
- O clip-cord e o pedal estão em ordem sem maus contatos?
- A sua fonte de alimentação é de boa qualidade?
Além disso, cada modelo de máquina de tatuar, possui uma voltagem de trabalho diferente.
Logo após responder a estas perguntas, podemos passar para o próximo passo: Qual é o grupo de agulhas que você está usando?
Isso está diretamente ligado a voltagem pois, quanto mais agulhas, mais voltagem você vai precisar para furar a pele. Isso serve não apenas para máquina de tatuagem rotativa, como também para máquinas de bobina.
O motivo é bem simples: Quanto mais agulhas, mais força é necessária para que elas furem a pele e injetem a tinta.
Tá bom mas como vou saber a voltagem ideal?
Simples! Você monta a sua máquina de tatuagem e seleciona uma voltagem em que ela comece a funcionar. Feito isso você começa o procedimento de traço, sombra ou pintura, conforme o que você quer fazer.
Todavia se você sentir que não está pigmentando, aumente a voltagem em 0,5V (meio volt) e teste novamente. Se pigmentar beleza! Você descobriu a voltagem correta. Se não pigmentar você aumenta mais meio volt e testa novamente até conseguir a pigmentação ideal. Ou seja. Tem que testar!
Com o tempo você fará isso automaticamente sem pensar muito. Mas para começar, essa dica funciona muito bem, desde que esteja tudo bem com o seu equipamento.
Aqui vai um bônus rsrsrs: Quando a tinta está muito grossa, a pigmentação é bem mais difícil! Procure diluir um pouco cores como o amarelo, o branco e demais cores claras a fim de facilitar a pigmentação.
No meu canal do Youtube tem um vídeo que gravei sobre este assunto. Caso queira assistir, basta acessar o link: https://youtu.be/FWu9vdT9g8A