Tatuador precisa realmente saber desenhar? Certamente, este é daqueles assuntos polêmicos que dão o que falar não é mesmo?
Se você me fizesse esta mesma pergunta no passado, com toda a certeza eu te responderia que sim!
Entretanto, a medida que o tempo vai passando, a gente vai vivenciando novas experiências e assimilando novos conceitos. portanto, atualmente a minha opinião sobre o assunto é um pouco diferente. Acho que minha resposta a essa pergunta agora seria: Não exatamente! kkkkk
Acho que agora eu consegui confundir muito mais do que explicar não é mesmo?!
Eu explico: Na minha opinião atual e sim, ela pode mudar futuramente. O Tatuador não precisa necessariamente saber desenhar, até porque o desenho tem inúmeras vertentes e dificilmente alguém dominaria todas elas. Isso pra não dizer que seria impossível o domínio total!
Porém todo Tatuador que se preze, tem que entender os conceitos por trás dos desenhos, ou seja: Linhas, Preenchimentos, Transições de cores, Proporção, Luz e Sombras.
O motivo é que se o Tatuador for bom nas linhas, por exemplo, a tatuagem estará 50% mais profissional, pois aplicando as técnicas de fine line, boldline, sculp line etc. Quando for necessário, trás uma qualidade muito maior do que apenas fazendo uma linha normal e sem expressão. Entretanto, dominar as técnicas de linhas, não faz da pessoa um desenhista. Mas aumenta expressivamente a qualidade dos trabalhos. O mesmo raciocínio pode ser aplicado às demais técnicas anteriormente mencionadas.
Eventualmente, tenho visto muitas tatuagens em preto e cinza que as sombras são feitas aleatoriamente, prejudicando muito o resultado final. Muitas vezes o Tatuador sabe como executar a aplicação da sombra na pele, porém não tem muita noção de sombra em si. Se tivesse, certamente colocarias as sombras nos lugares corretos, com as variações certas e inegavelmente a qualidade final da tatuagem seria outra.
Veja que não saber desenhar é uma coisa e não ter noção de desenho é outra completamente diferente. No segundo caso a pessoa vai tatuar às cegas. Em outras palavras, sem noção do que está fazendo.
Uma outra habilidade que o Tatuador pode desenvolver é a de copiar. Mas não me enteda mal. Não é para sair copiando as tatuagens dos outros rsrsrs. Falo isso para o caso de retratos e realismo em geral.
Existem Artistas que fazem cópias perfeitas. Até poque quando se fala em realismo, não é aconselhável “criar”. A menos que seja uma sombra ou moldura para “envolver” a tatuagem. Claro que existem também artistas que acrescentam o seu toque especial ao trabalho e deixa ainda melhor que o original.
Enfim. Na minha opinião Tatuador não precisa saber desenhar, mas precisa entender as técnicas de desenho para elevar o nível dos trabalhos.
Bom dia, gostei de ler esta análise , e concordo com a maior parte dos aspectos, até porque hoje com o Photoshop e outros programas e a ajuda dos computadores é muito mais fácil ter um desenho de base para tatuar. Mas tal como você referiu tem de se ter a noção básica dos jogos de luz/sombra , traço, noções cromáticas (cores),etc. Comigo passa-se exactamente o contrário, tenho um grande background de desenho técnico e artes plásticas , e apaixonei-me por esta arte da tatuagem , fiz um investimento considerável , mas estou numa grande encruzilhada , que é saber como pôr em prática a aplicação da tinta na pele ,noções de profundidade das agulhas, velocidades da máquina (Cheyenne hawk pen) em que circunstâncias utilizar os diferentes tipos de velocidade da máquina, em que circunstancias aumentar ou diminuir a profundidade da agulha, sei que existe uma grande escola de tatuagem em Madrid, Espanha , mas o curso já é um pouco caro para mim, pois além dos valores do curso que é de seis dias cada , além disso o alojamento em Madrid não deve de ser barato , pis vivo em Portugal. Parece-me que você faz cursos de tatuagem em vídeo?
Quanto custam?
Obrigado Abraço.
Bom dia Jony,
Temos o curso básico de tatuagem composto de vídeo aulas e textos. Vou te enviar mais informações por e-mail.
A profundidade da agulha é sempre superficial, ou seja, não aperte a maquina contra a pele. Apenas encoste.
Caso não pigmente é necessário aumentar a velocidade da máquina ou realizar passadas mais lentas. Um fator bem importante é que a pele deve ser esticada na hora de pigmentar. Isso facilita bastante.
No manual da máquina costuma falar as voltagens indicadas para cada situação. Comece com as voltagens indicadas e vá fazendo pequenas alterações de meio em meio volt até conseguir o resultado desejado. Isso vai variar também conforme a região a ser tatuada, pois, no mesmo corpo existem peles com diferentes densidades e texturas.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço