Vira e mexe alguém me pergunta: Decalque com álcool 70% funciona? Eu sempre respondo que em uma situação de emergência, até funciona, mas, o mercado já possui algumas opções muito boas que além de serem bem melhores que o álcool, ainda tem preços razoáveis.

Decalque com transfer comercial ou álcool?

Transferir o desenho do decalque para apele não é só uma questão de transferência. Existem outros fatores que também são importantes como por exemplo: O tempo útil que você tem para passar o desenho antes que o transfer perca o seu efeito. Coisa que o álcool 70% deixa a desejar porque ele seca muito rápido. Quer seja ele liquido quer seja em gel.

Por exemplo: Imagine você decalcando um bracelete no cliente. A gente sabe que esse tipo de transferência da um certo trabalho. Daí você mede, marca o local, passa o álcool e quando vai transferir é provável que o álcool já secou!

Outro exemplo seria um decalque maior que uma folha de papel A4, que precisa de tempo para ser ajustado ao local. Você passa o álcool e logo após colocar o papel do decalque sobre a pele, você vai pressionando por partes. Certamente quando você for pressionar as ultimas partes do desenho o local ficará falhado ou não vai transferir. Ou seja, você vai ter que agir muito rápido!

Outro fator é a nitidez. Quem já tentou usar o álcool como transfer sabe que tem que acertar a quantidade de primeira, pois se colocar pouco não transfere e se colocar muito borra! É um saco isso rsrsrs.

Ah! Não podemos esquecer do fator fixação que é muito importante. Não estou dizendo que o álcool 70% não fixa mas nos testes que eu fiz, não fixou muito bem na maioria das vezes. Pode ser que com uma certa prática funcione muito bem, mas eu acabo preferindo usar os transfers comerciais mesmo. Dão menos trabalho e é um problema a menos para se preocupar durante a tatuagem.

Acredito que em um caso de emergência, ou para quem é um tatuador iniciante e esta treinando valha a pena usar. Para economizar não vejo muito sentido, afinal até aqueles transfers baratinhos em bastão funcionam igual ou até melhor.

Mas é isso. Sou a favor de todos experimentarem e tirarem as suas próprias conclusões, afinal, quase tudo é uma questão de adaptação e muitas vezes não existe certo nem errado desde que não quebre as regras de biossegurança.

Deixem seus comentários e contem sua experiencia sobre o assunto.

Ps. Se a caso você ainda não viu. Tenho este vídeo em meu canal onde testo o decalque com álcool gel.

Nos vemos na próxima!