Posso furar o nariz com argolinha?

Diariamente pessoas me procuram para perfurar a aba nasal. Até aí tudo bem! O nostril como também é conhecido, normalmente é feito com uma joia de mesmo nome também conhecida como ponto de luz por algumas pessoas. Essa perfuração do nariz é bem tranquila e rápida de se fazer. Normalmente demora em média 2 meses para cicatrizar dependendo do organismo, material da joia e principalmente dos cuidados com a cicatrização do piercing.

Lembrando que tudo que vou abordar neste artigo é experiência e percepção minha no trabalho do dia a dia. Não quero de forma alguma impor nada e nem ditar regras. É apenas um compartilhamento de experiência com vocês.

Bom! Feita as apresentações vamos agora a pergunta que não quer calar. Posso furar o nariz com a argolinha?

A resposta é: Sim e não! Se for feita com a joia de diâmetro e material adequado é bem provável que vai dar certo, mas temos que nos atentar a alguns fatores que são determinantes para o sucesso dessa perfuração.

Antes de falar sobre esses fatores, gostaria de deixar claro que prefiro utilizar a joia padrão, ou seja, o nostril ou ponto de luz e so atualizar para a argolinha após a total cicatrização da perfuração. Agora vamos aos fatores que podem determinar o sucesso dessa perfuração.

Calibre da joia

O Calibre ou espessura da argolinha tem que ser adequado à perfuração. Acontece que quanto mais fina for a joia, mais difícil será a cicatrização porque o corpo vai tentar “expulsar o corpo estranho” e fechar de fato a área perfurada.

Quanto mais grossa for a joia, mais o corpo vai querer apenas cicatrizar o tecido em volta e deixar o “corpo estranho”, o seja a joia no seu lugar.

Tá mais qual é a espessura correta para furar o nariz com argolinha?

Eu aconselho não usar nada a menos de 1mm (um milimetro) de espessura, sendo que o ideal seria 1.2mm.

Ah mas meu cliente quer uma joia fininha e “delicada”. O que faço?

Aí é com você! O risco de dar problemas como um granuloma é grande.

Joias de argola fininhas, dificultam muito a cicatrização, pois além de ficar se movimentando o tempo todo, ainda atuam como uma especie de lâmina que em muitos caso causam até mesmo um rasguinho no nariz da pessoa e isso vai só deixando mais lento o processo de cicatrização e deixando o “machucado” mais tempo vulnerável a agentes infecciosos.

Eu sei que em alguns casos é feita a perfuração do nariz direto com uma argola fininha e da tudo certo, mas não é uma regra e sim uma exceção e volto a dizer: Tudo que estou dizendo neste artigo é experiência e percepção minha no trabalho do dia a dia. Não quero de forma alguma impor nada e nem ditar regras. É apenas um compartilhamento de experiência com vocês.

Material da joia

Outro fator que devemos atentar é em relação ao material de fabricação da joia. Atualmente estou dando muita preferência ao titânio ASTM F136 que é um dos materiais mais bio compatíveis da atualidade. Além de ser rara a alergia a esse material, ainda tem a vantagem de poder ser anodizado em várias cores, inclusive uma que é bem parecida com o ouro.

Mas o aço cirúrgico não é bio compatível? pensei que fosse!

Sim o aço cirúrgico 316L é um bom material. O grande problema é que ele contém níquel em sua composição e esse elemento pode sim dar alergia. Um estudo feito pela Universidade Federal de Santa Maria revelou que 42% dos participantes tiveram reações alérgicas ao níquel. Claro que o niquel presente no aço cirúrgico não é predomenante, podendo chegar a no máximo 12% segundo o site Losinox.com.br/ Mas mesmo sendo em pequena quantidade, temos que levar em consideração que a joia estará em contato com tecido não integro, ou seja aberto!

Isso nos leva a concluir que se a perfuração de nariz com argola em aço cirúrgico já é complicada imagina perfurar o nariz com joias banhadas a ouro. Aí sim as chances de dar problema aumentam exponencialmente, pois além do material da joia ser possivelmente um metal comum, o banho de ouro costuma ser muito fino e ainda contém cobre que é outro material tóxico para o nosso organismo.

Não quero ficar aqui tocando o terror e nem traumatizar ninguém. Estou apenas dando um conselho para que você e o seu cliente não tenha dores de cabeça.

Modelo da joia

Outra coisa que desaconselho é usar argolinha para furar o nariz com argolinha kkkk

Como assim fura com argolinha sem usar argolinha?!?!?!

O problema da argolinha além de tudo o que já falamos, é que ela é redonda, ou seja, curvada! Um eixo reto proporciona uma cicatrização bem mais tranquila e por esse motivo eu gosto de usar a joia chamada D-Ring ou G-Ring. Ela não é uma argola mas externamente tem a aparência de uma!

Se você ainda não conhece essa joia, eu te apresento na imagem abaixo:

D-ring ou G-Ring

Cuidados pós procedimento

Por último mas não menos importante, vamos falar dos cuidados, mas antes de falar o que costumo sugerir para os meu clientes, quero falar de algo muito importante.

O nosso corpo é uma máquina perfeita! Em outras palavras, já possui tudo necessário para se curar sozinho na maioria das situações, bastando para isso manter a higiene.

Não toque no seu piercing!

Nada de ficar tocando na sua perfuração recém feita. Nossa mão tem muitas bactérias, afinal pegamos em dinheiro, maçanetas de portas, corrimãos de escadas e diversas outras coisas “infectadas” o tempo todo. Quando tocamos no piercing, isso vai parar dentro da perfuração e muito provavelmente vai causar uma infecção, afinal é uma feridinha aberta nos primeiros dias.

Ainda sobre tocar no seu piercing. Evite ficar movimentando a joia, a menos que seja necessário para limpar, mas sempre movimente o mínimo possível.

Como fazer a limpeza do piercing?

Atualmente eu recomendo apenas lavar com soro fisiológico estéril gelado por três vezes ao dia com o auxilio de um cotonete, sempre retirando com cuidado qualquer casquinha que possa ter se formado ao redor da perfuração. Todavia a limpeza deve ser feita sempre alternando as cabeças do cotonete para não contaminar e nunca molhar o cotonete dentro do soro, sempre derramar sobre o cotonete sem encostar.

Mantendo a perfuração higienizada acima de tudo, as chances de infecção diminuem bastante e a cicatrização será mais rápida.

Caso você tenha vontade de ser um Body Piercer Profissional, conheça o nosso curso online de Body Piercing clicando aqui.

Ah! Não deixe também de compartilhar a sua experiência conosco nos comentários.

Um grande abraço e nos vemos na próxima!