Equipamento de tatuagem nacional é ruim? Equipamento de tatuagem importado é melhor?

Muitos Tatuadores estão optando por equipamentos importados aos nacionais. Isso se deve muitas vezes a aquele velho estigma de que tudo importado é melhor que o similar nacional. O pior é que na maioria dos casos isso é verdade. Porém temos que levar em conta a questão do custo-beneficio.

Antes de mais nada, quero dizer que não estamos cogitando nem de longe equipamentos chineses de Aliexpress etc. Esses além de na grande maioria das vezes serem bem aquém das expectativas, raramente passam na alfandega.

Tintas importadas para tatuagem

Primeiramente vou relatar uma experiência que tive recentemente com tintas.[

Na minha opinião, a melhor tinta preta para traço nacional que já usei até a data de hoje 03/07/2018. Foi o Outliner Black da Everlast, porém, um belo dia um representante de produtos de tatuagem me ofereceu uma tinta importada dos EUA por um preço bem interessante e eu resolvi testar.

A princípio deu vontade até de devolver, pois quando coloquei a tinta no batoque, ela parecia água de tão “rala”. De toda forma fui em frente e para a minha surpresa eu fiz um traço bem grande sem ter que reabastecer a máquina. Na ocasião eu estava usando uma agulha 7RL Nº10.

Na hora de limpar a tatuagem e fazer o próximo traço, tive mais uma surpresa: Não sujou quase nada! Nesse momento já começou a bater uma “depressão”. Meu Deus! Quando essa tinta acabar onde vou conseguir mais rsrs.

Mas o melhor ainda estaria por vir. Ao final da cicatrização o resultado ficou muito bom. Ficou aquele preto sólido e bonito. Resumindo, ficou muito bom o resultado final.

A tinta que usei na ocasião foi a Formula 23 da Intenze. Porém não estou afirmando que ela é a melhor, até mesmo porque o tubo que eu comprei na ocasião, foi uma devolução de um outro Tatuador que odiou a tinta. Vai entender né!?

PS.: Mas nem tudo são flores, também tive alguns resultados não tão bons, porém foram poucos casos e na maioria eram pessoas com pele seca. Nesses casos o preto não ficou aquele pretão solido e brilhante.

Vale a pena? De fato se conseguíssemos pagar o preço vendido nos EUA sem impostos de importação e com liberação da ANVISA etc. Certamente valeria a pena! Mas a realidade é que para conseguir um material desses por aqui o sujeito vai desembolsar uns R$400,00 então, tem que pesar bem o custo-benefício disso…

Máquinas de tatuagem importadas

A minha opinião sobre as máquinas de tatuagem nacionais vs máquinas de tatuagem importadas é que existem boas máquinas nacionais principalmente de bobinas com um preço justo.

Na minha experiência, as máquinas de bobina Paulo Fernando (Electrik Ink) são as melhores produzidas em série no Brasil. Claro que existem maquinas custom como as Corum, Jaba Machines etc que são ótimas máquinas, mas aí já estamos falando de maquinas personalizadas de alto desempenho e custo.

Em relação as maquinas rotativas o senário é semelhante. Já tive a oportunidade de usar ótimas máquinas rotativas nacionais e o melhor de tudo, a preços bem acessíveis. Afinal, não adianta pegar uma ótima máquina rotativa importada a um preço exorbitante, sendo que temos opções nacionais como as Electras, DC machines e etc a preços bem mais em conta e que fazem essencialmente o mesmo trabalho. Principalmente se for usar com o sistema de cartuchos.

Por falar em máquinas de tatuagem rotativas, recebi uma notícia que me deixou muito animado! Está para começar a ser produzida no Brasil as máquinas rotativas da Carbyne.

Ainda não tive a oportunidade de tê-la em mão, mas pelas fotos, fiquei empolgado com a qualidade que ela aparenta ter. As fotos da máquina podem ser vistas aqui.

Fontes de alimentação para máquinas de tatuagem

Esse sem dúvida é o calcanhar de Aquiles!

Simplesmente ainda não temos muitas opções de fontes de alimentação especificas para tatuagem no mercado nacional. A maioria que são vendidas como nacionais, são na verdade de origem chinesa. (O mesmo acontece com algumas máquinas tipo Pen)

A Electric Ink lançou uns modelos recentemente mas ainda não testei para poder ter uma opinião formada. O esperado é que seja no minimo decente a qualidade, visto que os produtos desta marca costumam serem bons.

De fato se pode usar até mesmo aquelas fontes de laboratório de eletrônica para alimentar a máquina de tatuagem. São fontes extremamente eficientes, porém tem que fazer adaptações para usar com máquina de tatuagem e isso requer conhecimento técnico.

Como exemplo de fonte importada, podemos citar as fontes da Critical. Já tive a oportunidade de usar e posso dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado, porem custa muito caro!

Conclusão! Existem boas opções tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional, o importante é pesar bem a questão do custo beneficio pra não pagar muito caro em um equipamento que no fim das contas pode não agregar tanto assim nos resultados finais.

Abraço a todos!