Essa é outra pergunta bem comum que recebo diariamente: Afinal, posso traçar com preto tribal?

Antes de mais nada, temos que entender que o preto tribal é uma tinta que tem uma quantidade maior de pigmento e assim ela é mais densa do que o preto linha.

Ela é mais concentrada porque sua principal função é proporcionar um preenchimento sólido. Dessa forma, o preto tribal, consegue “dar uma espalhadinha” para cobrir pequenas áreas que não foram pigmentadas.

Partindo desse principio temos que ter em mente duas coisas:

  1. Devido a sua maior concentração de pigmento, ela tem mais chances de espalhar o traço e a médio ou longo prazo proporcionar um resultado insatisfatório.
  2. Devido a sua maior densidade, ela tem dificuldade de fluir principalmente em agulhas de traço inferiores a 7RL, ou seja, a tinta não desce com facilidade e acaba machucando a pele alem do necessário por ter que ficar repassando no mesmo local várias vezes.

Então não posso usar preto tribal para traço?!

Até pode, mas nesse caso é melhor diluir um pouco. A quantidade de diluente, vai depender de cada marca e até mesmo de quanto tempo a tinta ficou parada, pois com o tempo ela acaba engrossando um pouco mais.

Eu normalmente usaria umas duas gotas de diluente no batoque médio e assim iria testando para ver o resultado. Caso necessário eu pingaria mais uma gota.

Um bom indicio de que a diluição ficou no ponto, é quando a tinta começa a fluir com facilidade pela agulha, ou seja, descer com facilidade pela agulha.

Lembrando que o ideal caso você seja iniciante, é usar a tinta apropriada para cada situação.

Se você gostou deste artigo, temos este outro artigo que também pode te interessar: Qual voltagem usar para traço, sombra e pintura?

Conheça também o nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Syoutube