Apesar de não ser um assunto recorrente, vira e mexe algum cliente ou mesmo aluno me pergunta se pode usar anestesia para fazer uma tatuagem.

A princípio a resposta é: Não aconselho usar anestesia para fazer tatuagem.

Vou falar sobre os motivos pelos quais não acho que valha a pena:

Anestesia é coisa séria!

Você já parou pra pensar que quando uma pessoa vai passar por uma cirurgia, ela precisa se submeter a vários exames antes do procedimento? Entre outras coisas, esses exames são para saber se ela pode receber determinado tipo de anestesia sem efeitos colaterais.

Outra coisa é que com algumas exceções, apenas Anestesistas pode ministrar anestesia em seres humanos. Ademas apenas alguns tipos de anestesias locais podem ser aplicadas por profissionais da saúde: Odontólogos, enfermeiros etc.

Resumindo. Como a profissão de Tatuador e Body Piercer ainda não é regulamentada no brasil, não somos pertencentes a nenhuma classe de profissionais de saúde ou mesmo estética. Então não podemos injetar anestesia.

Mas anestésico tópico pode?

Então. Existem nas farmácias e drogarias uma infinidade de anestésicos tópicos que podem ser vendido livremente sem receita médica. Os mais comuns são as Xilocaínas/Lidocaínas. Estas geralmente vem em forma de gel ou pomada.

Acontece que estas pomadas especificamente só fazem efeito de verdade em regiões de mucosa (Lábios e partes internas da boca etc) fazendo pouco ou nenhum efeito em áreas de pele. Para fazer efeito teria que “furar” a pele para que ela tenha uma melhor eficiência ou seja, só da pra usar depois que foi feito pelomenos o traço da tatuagem.

A conclusão que cheguei nestes meus anos de experiência, é que esses anestésicos em gel ou pomada vendidos em farmácia não oferecem um real alivio da dor, pelo contrário, quem já usou sabe que eles acabam “esquentando” o local e causando desconforto na hora da tattoo.

Mas um amigo(a) usa uma pomada que anestesia de verdade!

Existem anestésicos tópicos mais eficientes que realmente tiram a dor, mas tem duas questões a se analisar em relação a eles: Liberação da ANVISA e Problemas pós cicatrização!

1 – Liberação da ANVISA

É sempre bom usarmos produtos que tenham liberação da ANVISA para usar em nossos clientes, principalmente coisas que podem entrar em contato com a corrente sanguínea.

Quando se usa um anestésico sem essa liberação, corremos vários riscos pois não sabemos a concentração dos princípios ativos e as vezes nem sabemos o que de fato contem no produto.

Vale ressaltar que durante um procedimento de tatuagem, pode ser necessário reaplicar o anestésico por várias vezes durante a sessão e isso vai “jogando” cada vez mais anestésico para a corrente sanguínea, já que esse tipo de anestésico tem uma duração bem limitada, podendo ter sim efeitos colaterais!

2 – Problemas pós cicatrização

Já ouvi vários relatos de amigos Tatuadores que usaram anestésicos durante a tatuagem e tiveram problemas tanto durante o procedimento quanto pós procedimento.

Esses efeitos vão de escurecimento das cores claras a até inflamações durante a cicatrização.

De acordo com os relatos que ouvi, esses efeitos colaterais costumam acontecer principalmente em tatuagens grandes e pessoas com pele mais clara. Eu mesmo já vi um trabalho estilo aquarela no qual foi usado anestésico que depois da cicatrização ficou escuro.

Mas o que posso fazer então?!

Na verdade não tem muito o que fazer. Tatuagem é uma coisa “dolorida”!

Algumas pessoas (a maioria) encaram a dor da tatuagem como uma dor suportável, outras encaram até como algo prazeroso (eu rsrsrs) e uma minoria, bem minoria mesmo acha que a dor é insuportável!

O ideal é conversar como o cliente e tentar tranquiliza-lo caso você sita nele um nervosismo exagerado. Como eu disse: A maioria acha a dor bastante suportável.

Então é isso pessoal. Espero que este artigo tenha sido útil!
Qualquer dúvida deixem nos comentários.
Se você ainda não conhece nossos cursos e workshops basta clicar aqui.
Temos também um canal no Youtube com várias dicas – Shark Tattoo.
Abraço a todos!